quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Depilação






. Qual o melhor método de depilação?

. A depilação a laser funciona?

. Existem método novos para depilação?

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

As unhas podem refletir problemas internos.

DOENÇAS;  Anemia- Unhas quebradiças, secas, opacas, sulcos transversais ( vários), coiloniguia ( formato côncavo da unha, oncólise ( descolamento distal).
                      Doenças Cardíacas  Unhas curvadas para baixo, alargadas, coloração arroxeada e pontos arrozeados.
                      Doenças Renais. Engrossamento das unhas, coloração amarelada ou acinzentada, linhas transversais esbranquiçada, unha metade marrom, metade clara.
                      Doenças hepáticas. Unhas de Trry - ocorre na cirrose. Cor esbranquiçada na parte proximal e coloração normal na parte distal, unha pálida amarelada, arredondamento e aumento da unha.
                     Doenças gastrintestinais. Pontos hemorrágicos, unhas doloridas, frágeis e que se deslocam da parte distal ou descamam.
                     Diabete.  Unhas avermelhadas e com vasos na pele, engrossamento e endurecimento das pontas dos dedos.
                    Hipertiroidismo ( doenças da tireoide). Afinamento e  enfraquecimento das unhas, deslocamento de sua parte, abaulamento.
                    Hipotiroidismo. Unhas opacas, engrossamento.
                    Lúpus eritematosos. Hemorragia da cutícula, manchas brancas, depressões puntíformes de deslocamento da parte distal da unha
                    Reumatismo. Unhas amareladas, sulcos transversais, lúnula avermelhada e engrossamento sob a unha.
                    Leucemia. Unhas quebradiça, hiperqueratose (engrossamento) ou perda total da unha.
                    Aids. Infecção das unhas por fungos e cândida, vírus, herpes e Sacoma de Kaposi (tumor vascular).

Dicas para as sua unhas.

-  Manter as unhas sempre limpas, bem cortadas e, de preferência, com o formato quadrado.
-  Evitar retirar excessos de cutícula.
-  Evitar usar objetos pontiagudos na manicure
-. No trabalho doméstico, o uso de luvas de borracha evita agressões desnecessárias. Usar luvas para manipular produtos químicos.
- Usar cremes hidratantes nas mãos, unhas e cut´culas todos os dias.
- preferir removedores oleosos de esmaltes.
- Manter mãos e pés sempre bem secos.
- Ter instrumental próprio  para a manicure.
- Percebendo alterações nas unhas, procure o mais rápido possível um profissional capacitado para esclarecer o problema.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Unhas

Há também esmalte à base de formol, que também melhora substancialmente a fragilidade das unhas. Quando necessário, utilizamos suplementação vitamínica, usando aminoácidos, entre eles a cisteína, rica em enxofre, vitaminas do complexo A, B,biotina e ácido pantonênico.
A unha está sujeita a infecção por fungos e bactérias. Pacientes debilitado, atletas que estão constantemente machucando-as durante os exercícios e mulheres que tiram as cutículas ( os conhecidos"Bifes"" )apresentam uma quebra de barreiras natural, permitindo a entrada desses agentes que, posteriormente, vão causar doenças.
As doenças infecciosas mais comuns que acometem as unhas são as micoses, causadas por fungos ou leveduras. As onicomicoses, como são chamadas, podem provocar espessamento e coloração amarelo- castanhada, muitas vezes descolando o leito ungueal. Para o tratamento das onicomicoses, consideram-se o grau de alteração, a idade, doenças concomitantes e medicações em uso. usamos medicações orais e tópicas ( esmaltes ), por período de 3 a 6 meses.
Para tratamento médico, são usados esmalte ou medicação antifúngica via oral por períodos prolongados.
 Outra queixa comum nos consultórios é a presença de  manchas brancas nas unhas, muitas vezes atribuídas à falta de cálcio, o que não e verdade. essas manchas brancas podem ter causas variadas, como doenças renais ou dermatológicas porém as mais comuns são os traumas.  Pequenos traumatismos, muitas vezses desprezados no dia a dia, são os responsáveis por essa ocorrência tão comum.
A cutícula também e frequentemente sede de infecção, levando à paroníquia,  também chamada popularmente de "Unheiro" ou "" Doença das Lavadeiras". Caracteriza-se por um inchaço doloroso e vermelho, eritematoso do tecido perungueal com ausência de cutícula, deixando uma passagem livre para o compartimento abaixo da prega ungueal. Tem como fatores desencadeantes principalmente a umidade e a utilização de produtos químicos. São facilmente tratados mediante uso rigoroso de luvas durante atividades doméstica, garantindo a secagem das mesmas. Recomenda-se o uso de cremes ou soluções tópicas de antibióticos e anitfúngicos. Portanto, manter uma boa saúde das mesmas.
Infelizmente, ainda nos dias de hoje, observamos que o hábito de roer unhas, apesar de causar um constrangimento estético, é visto com certa frequência. Esmaltes e cremes à base de substâncias de gosto desagradável são utilizados para o tratamento, mas ás vezes, somente a terapia ajuda a controlar a ansiedade, melhorando o quadro. Dependendo da intensidade da destruição, deformidades permanentes podem ocorrer.
As unhas encravadas tiram o sono de muitos pacientes. São extremamente dolorosas e podem facilmente estra



gar um dia de trabalho ou uma boa noite de sono. Normalmente, resultam de técnica inadequada para cortar as unhas: o paciente corta excessivamente os cantos das unhas fazendo com que restos da mesma penetrem e machuquem a dobra ungueal, levando, assim, à formação de um tecido de granulação, de superfície sangrante. As gestantes apresentam tendência para unha encravada, precisando  de maior cuidado para o corte das unhas. Existem técnicas especiais com o uso de pequenos próteses de silicone para evitar o encravamento. Em casos graves, a cirurgia para retirada do canto da unha é a melhor solução.

Unhas

Seja qual for a causa do enfraquecimento, o uso de luvas nas atividades domésticas para proteger as unhas é muito importante. A hidratação da lâmina ungueal, com cremes à base de vaselina, ureia, lacto de amônio, silicone, dimeticone, óleo de uva, aplicados com suaves massagens de duas a três vezes ao dia podem torná-las mais resistentes.Muitos desses compostos já existem em formas de cremes, ceras e até mesmo canetas, tornando mais prática a utilização.
Uma dica é ocluir as mãos com luvas plásticas e retirar no dia seguinte. Desta forma, o efeito hidratante é potencializado, deixando não só as unhas, mas também as mãos mais macias e hidratadas.

Alterações Ungueais Frequentes.

É comum no consultório dermatológico a queixa de "" descamação e enfraquecimento das unhas". Elas estão sujeitas a agressões contante por produtos químicos, água e pequenos traumas que facilitam esse resultado.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Unhas.

Além da função estética, as unhas servem para a proteção dos dedos, auliam na sensibilidade tátil e na manipulação fina. Elas crescem aproximadamente 1 cm por mês, e esse crescimento diminui com a idade. Fatores mecânicos e químicos podem agredir a unha e provocar distrofias. Doenças internas também têm relação com a modificação da aparência ungueal. O cuidado diário das unhas é importante do ponto de vista não estético, como também da saúde global do individuo.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

UNHAS.

. Como se pega a micose de unhas?
. Manchas brancas significam mentiras?
. Roer  unhas faz mal?

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Tratamento para calvície feminina.

A alopecia androgenética conta com um maior número de recursos para seu tratamento do que a calvície masculina. Isso ocorre, além dos recursos em comum, nas mulheres podem se empregadas substância neutralizadoras dos hormônios masculinos, como os antiandrógenos.
Convencionalmente, pode-se usar o minoxidil 2% ( já aprovado pelo FDA para o uso em mulheres. ). Podem ser utilizadas também vários vitaminas, como piridoxina e biotina, e alguns aminoácidos, metionina e cisteína.
Algumas pílulas anticoncepcionais com antiandrógenos também podem ser empregadas para neutralizar os efeitos dos androgênios. Essas drogas têm ação hormonal e precisam ser receitadas pelo médico.
Podem ser utili
zados ainda outros antiandrógenos, que competem com os hormônios masculinos no folículo piloso.
O tratamento da calvície é complexo, depende de um diagnóstico correto e deve ser feito por médico especialistas.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Queda de cabelo na mulher.

A queda de cabelo é muito frequente na mulher, sendo a causa de sérios problemas emocionais. Esse é um dos principais motivos para a busca de diagnóstico e tratamento  precoce.
A queda de alguns fios ao lavar ou pentear é normal perdemos cerca de 100 fios por dia. è preciso, sim, prestar atenção quando houver aumento significativo da quantidade de fios que caem. Existem vários fatores envolvidos na queda de cabelo. Alguns são apenas temporários e sazonais, não requerendo muito as preocupações, outro são relacionados a alterações orgânicas e ou fisiológicas. A queda também pode ser decorrente de causa genéticas. Se o paciente tem familiares (pais, tios, avós etc)), com calvície, é provável que também sofra ou venha a sofrer desde problema. O ideal é procurar um dermatologista para que o mesmo avalie  identifique e trate adequadamente. A alimentação é muito importante, se for inadequada, pobre me proteína, vitaminas e minerais.Tudo o que significa estresse orgânico, ou seja, alteração no funcionamento normal do organismo, como por exemplo, estresse emocional, pode desencadear sofrimento do folículo piloso e acelerar passagem da fase de crescimento capilar anágena (fase de crescimento estável, que chamamos de eflúvio telógeno eliminando de cabelos em clava que se segue à precipitação pematura dos folículos anágenos em telógenos. É considerada normal a perda de até 100 fios por dia, acima disso, recomenda-se investigação.Em geral, não ocorre descamação, dor ou coceira, e o cabelo cai difusamente, diminuindo o volume total. Xampus, géis, tinturas, permanentes e outros fatores locais não costumam provocar queda acentuada. O ideal é identificar a causa e tratá-la o mais rápido possível. Evitar o uso de produtos  caseiros, automedicação e tratamento alternativos é o melhor caminho para não piorar ainda mais a situação.
Sempre é preciso identificar e tratar a causa, daí a importância da avaliação de um dermatologista, para que os fatores desencadeantes sejam adequadamente analisados e conduzidos. O tratamento é direcionado para o motivo da queda e engloba: medicamentos de uso oral e tópicos, laser, fotobioestimulação, suplementação e orientação alimentar e transplante capilar.
A mulher, ao contrário do que diz a crença popular, também desenvolve a calvície nos mais variados graus. A calvície feminina, assim como a masculina, caracteriza-se por perda de cabelos com influência genética e hormonal, sendo, por isso, chamada de alopecia androgenética.
Ela determina um processo de longa duração, que provoca miniaturização dos fios de cabelo. O cabelo normal, em média a cada quatro anos, entra em processo de repouso ( face telógenas) e queda, retornando com a mesma espessura para durar mais quatro anos. O fios, nos indivíduos predispostos à calvície, volta cada vez mais fraco e fino, transformando-se progressivamente em uma penugem. Essa transformação lenta e gradual vai provocando a rarefação capilar.
A prevalência de calvície nas mulheres varia de 8 a 25%, conforme os trabalhos publicados. Alguns autores já demonstraram prevalência de 87% de calvície em mulheres na pré-menopausa. Esses casos, em feral, eram iniciais, sendo disfarçados pelo tipo de penteado. Nos casos iniciais, as mulheres nõ percebem e não se queixa,m, pois há rarefação muito discreta.
Sabe-se que existe predisposição hereditária para a calvície desenvolver-se. No entanto, o tipo de herença não está bem esclarecido. Acredita_se que haja herança poligênica ( vários genes envolvidos ) com expressão variável.
Além da hereditariedade,os hormônios masculinos também são responsáveis pelo desenvolvimento da calvície após o pré menopausa e descontinuação da pílula anticoncepcional.
Os andrógenos ( hormônios masculinos ) têm receptores específicos no folículo capilar que, após serem preenchidos,, iniciam a reação intracelular, envolvendo o DNA e desencadeando mecanismos provocativos da calvície. As mulheres também podem desenvolver a calvície de hormônios masculinos normais.
A calvície feminina tem localização diferente daquela do homem. Ela ocorre frequentemente em toda a região superior do couro cabeludo, mantendo a linha frontal intacta. A mulher tem menos entradas que o homem. A perda também pode ter uma característica mais difusa com o comprometimento e afinamento mais graves dos cabelos.
A queda de cabelo na mulher pode ser desencadeada ou piorada por outros fatores como: anemia, ferro sérico baixo, alterações dos hormônios tiroidianos, uso de drogas, emagrecimento etc.
É muito importante que o problema seja diagnosticado precocemente. O médico é o único profissional capaz de reconhecer o tipo de queda e tratar adequadamente. Existem remédios específicos para a calvície, e vitaminas genéticas não resolvem o problema.





segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Dicas para manter os cabelos saudáveis, procurando seu melhor estado.

. Quando menos você alterar o seu cabelo, melhor. Evite transformações intensas.
.Certifique-se lavar bem o couro cabeludo, pois é onde o óleo se acumula, depois, deixe o xampu escorrer através dos fios, sem esfregar. Xampu serve principalmente para limpar o couro cabeludo, podendo danificar os fios se usado em demasia.
.Deixe o oleosidade do couro cabeludo determinar a frequência das lavagens. Se o seu couro cabeludo é oleoso, lave o cabelo com mais frequência.
.Condicionador deve ser utilizado nas extremidades do cabelo e não sobre o couro cabeludo. com isso, obtêm-se melhores resultados.
. Escolha o xampu e o condicionador com base no seu tipo de cabelo, como ondulados ou liso, e nas condições do mesmo, tais como danificado ou com frizz. Os produtos não devem ser necessariamente caros para funcionarem bem o mais importante é que sejam adequados ao seus cabelos.Use chapéu para proteger os cabelos dos raios ultravioletas (UV).

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dicas para o uso da "Escova Progressiva"

. Evite esse procedimento se o seu cabelo for muito crespo, já que o mesmo não funcionará para reorganização e alisamento dos fios.
. Para minimizar os donos ao cabelo e a queda, prolongou
o tempo entre os tratamentos ( pelo) menos 6 meses).
. Quando lavar os cabelos, use uma quantidade generosa de condicionador para diminuir a fragilidade dos fios.
. Se o cabelo ficar quebradiços e com Frizz, pare de fazer o procedimento e espere o crescimento de novos fios que substituirão o cabelo danificado

Dicas para previnir os danos pelo calor.

. Permita, sempre que possível, que os cabelos sequem naturalmente.
. Quando utilizar o secador, evite a configuração de maior aquecimento. Inicie com uma temperatura mais baixa e aumente gradativamente.
. Ao alisar o cabelo com a chapinha de cerâmica, coloque uma toalha úmida no dispositivo para proteger o cabelo do calor direto.
. Hidratar o cabelo regularmente ajuda, de alguma forma, a melhorar a aparência dos fios danificados pelo,mas interromper a fonte dos danos é fundamental.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Danos Físicos. Calor Excessivo

Uma causa comum da fragilidade dos fios é o uso do secador em alta temperatura. O aquecimento provoca a evaporação da água natural dos fios, enfraquecendo-os. Não se deve usar o secador, especialmente em temperaturas muito elevadas. Lembre-se de que a água entra em ebulição a 100graus, e a maioria dos secadores tem temperaturas muito mais elevadas, fazendo com que a água dentro dos fios entre em ebulição. Isso provoca vazios, deixando os cabelos mais frágeis.
O calor produz uma condição conhecida como cabelo bolha. Isso ocorre quando a água presente nos fios, responsável pelo flexibilidade dos mesmo, aquece e evapora, levando à formação de bolhas da haste e áreas de perda da cutícula. Sinais que indicam a ocorrência desse ipo de dano. Cabelo que cheira queimado, Frizz nas pontas e fios quebradiços.
Mudanças dramáticas de temperatura significam sofrimento ao cabelo, pois o calor pode literalmente " frita" o fio. Imagine um pedaço de bife macio e flexível, mas, quando hiperaquecido, muda de textura e endurece. Do mesmo modo, ocorrem  transformações no cabelo quando este fica muito tempo exposto ao calor, resultando em cabelos quebradiços. Proteger o cabelo do calor excessivo é essencial para mantê-lo saudável. Cabelos danificados pelo não podem ser reparados e a área prejudicada deverá ser cortada.
A " chapinha" é bastante popular entre as mulheres que buscam cabelos lisos. Existe, ainda, o uso de produtos químicos em combinação com aquecimento dos fios para deixá-los retos, conhecido com "escova progressiva". Normalmente realizada em salões de beleza, a "escova progressiva" é feita com o uso de glutaraldeído ou formoldeído, disjuntores potentes que quebram as ligações químicas responsáveis pelas ondulações dos fios, deixando-os lisos. Depois que uma das soluções químicas é aplicada ao cabelo, um condicionador que co

ntém a proteína queratina é aplicado ao cabelo, um condicionador que contém a proteína queratina é aplicado sobre os fios para deixa-los menos quebradiços. Feito esse procedimento, o cabelo deve ser mantido seco e solto por, pelo menos, 48 horas, para que o resultado esperado seja alcançado.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dicas para combater os danos químicos.

. Use xampus condicionantes e condicionadores regularmente para melhorar a aparência dos cabelos, evitando ressecamento e frizz. Xampus 2 em 1 são uma ótima escolha, pois removem a oleosidade do couro cabeludo, limpam os fios e condicionam ao mesmo tempo.
. Opte por produtos que contenham dimeticone, disponível em xampus, condicionadores, cremes de pentear e sprys. Esse ingredientes diminui a eletricidade estática, aumenta o brilho e facilita o manejo dos fios.
.Tente usar os séruns capilares recentemente introduzidos no mercado (por exemplo, óleo de argan), aplicando algumas gotas nas mãos e deslizando-as nos fios ( não devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo).
.Evite tingir os cabelos, opte pela cor natural quando possível.
. Caso sela realmente necessário pintar o cabelo, escolha tonalidades próximas à sua cor natural, usando no máximo três tons de diferença. Escurecer os cabelos ao invés de clareá-los é sempre uma melhor opção.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Tinturas.

Colorir os cabelos é uma das mudanças visuais mais praticadas pela mulheres. Com mais tinturas sofisticadas e de melhor qualidade à mão, praticamente não há risco de ocorrer queda em função desse procedimento. A cor dos cabelos é dada por uma proteína chamada melanina. Ela é o pigmentao que dá cor à pele, cabelo e olhos. Quando se quer mudar a cor dos cabelos, podem-se usar três tipos de técnicas.

1 :  Tinturas temporária : usa-se tonalidade_ um tipo de xampu, indicado  para realçar o tom natural do cabelo e esconder os fios brancos. Consiste em aplicar pigmentos na parte externa dos cabelos. Essa tintura dura em média de 20 lavagens e não possui produtos em sua formulação que abram as escamas do cabelo.

2 : Tintura semipermanente: nesse caso, os pigmentos aderem a pequenas aberturas na junção das células da cutículas. Por ficar aderido, o pigmento não sai tao facilmente. Ocorre o somatório da cor cabelos e do pigmento resultando numa nova cor.

3 : Tintura permanente: em geral, há amônia e água oxigena
da fórmula para que possa alterar a cor original do fio. com tem duração mais longa e é mais agressiva, consiste em um processo químico mais complexo. Deve sempre ser aplicada por um profissional habilitado. Utiliza -se um produto químico que abre a cutícula e, logo,usa-se o peróxido de hidrogênio ( água oxigenada), que descolore o fio. Em seguida aplica-se um novo pigmento, que dará a nova cor aos cabelos.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alisamento, relaxamento e permanente.

Trata-se de processos químicos semelhantes na sua origem. Todos alteram a forma original das hastes, que é determinada pelas pontes químicas de hidrogênio e enxofre, responsáveis naturais pela distribuição da queratina dentro do cabelo. Ao alterar essa forma para alisar um cabelo encaracolado ou encaracolar um cabelo liso, usa-se um produto que abre a cutícula. Em seguida, é aplicado outro que quebra as pontes de enxofre. Logo após, posiciona-se o cabelo na forma desejada e neutraliza-se a substância para estabilizar os fios, que ficarão lisos ou cacheados até que essas pontes químicas se refaçam.
Uma forma rápida de obter o mesmo resultado é usar produtos que aplicam calor nos fios, como a chapinha larga para alisar e a estreita para enrolar. O aquecimento local quebra as pontas de hidrogênio, que saiu mais fracas, e mantém a modelagem desejada até o cabelo ser lavado novamente.
Nos dois casos, a haste sofre, pois não há como evitar a desidratação dos fios. É por isso que os cabelos modificados quimicamente são mais desidratados e devem ser submetidos a banhos com cremes hidratantes pelo menos uma vez por semana.
Nos últimos anos, surgiram novas formas para alisar o cabelo, como a escova progressiva e sua variantes, a escova francesa, o alisamento japonês, entre outro. Produtos alisantes registrados na Anvisa não oferecem risco à saúde. Ma muitos salões de beleza acrescentam formol a seus preparados, usando concentrações maiores do que 0,5%, proibidas pela agência. O formal é tóxico, pode causar irritação nas mucosas e depentendo da quantidade, acaba sendo absor

vido pelo organismo, acarretando sérios problemas

sábado, 5 de julho de 2014

Processos Químicos

 Embora os mais modernos penteados e cores pareçam maravilhosos, muitas mulheres estão submetendo seus cabelos a produtos químicos, secadores e "chapinhas de forma excessiva, fazendo com que os fios fiquem danificados. Com o tempo, o cabelo brilhantes pode ficar opaco e frágil, necessitando de uma revisão completa de cuidados para melhorar sua saúde e aparência.
Um dos equívocos mais comuns em relação ao cabelos é acreditar que o mesmo "vivo", quando, na verdade, os fios são inanimados, sendo incapazes de curar a si mesmo quando estão danificados, sendo incapazes de curar a si mesmo quando estão danificados, exceto por meio do crescimento de novos fios no couro cabeludo. As mesmas coisa fazem o cabelos parecer lindo, como o uso de tinturas, permanentes  técnicas para alisamento, podem danificar sua estrutura e afetar sua aparência.
Quando o cabelo sofre um dano, a camada lipídica externa protetora da cutícula, responsável por deixar os cabelos brilhantes, é removida. Produtos químicos são um dos maiores vilões para saúde dos fios, pois removem os "hidratantes têm sido desenvolvidos para combater os efeitos dos tratamentos químicos excessivos, sendo a hidratação regular obrigatória aos cabelos danificados.

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Exposição Solar.

A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos.  Quando ocorre essa oxidação, os cabelos se tornam quebradiços, ressecados e ásperos. Os cabelos  descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um " fotodescoloramento", tornando-se amarelados.  Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor e tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteção seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procurem usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.

FForça dos cabelos.

condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou queratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.
Essas  proteínas também podem ser usada para as "pontas duplas, as quais ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de rever
ter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência..

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Eletricidade Estática

Pentear ou escovar o cabelo faz com os fios se tornem carregados negativamente, curando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são susece
tíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido á maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando-a



terça-feira, 24 de junho de 2014

Brilhos nos cabelos.

Cabelo  brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em consequência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas, e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz. Condicionadores contendo  agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos, dando-lhe uma aparência mais lisa.

Cabelos Oleosos.

Os xampu indicado para cabelos oleosos possuem mais componentes de limpeza, enquanto os formulados para cabelos secos apresentam mais elementos condicionadores. Existem os que contêm agentes anticaspa, vitaminas e hidratantes.O ideal é , pelo menos, a cada 15 dias, lavar os cabelos com xampu antirresíduo para eliminar produtos que se acumulam nos fios, deixando-os com aspecto pesado. Também é interessante alternar pelo menos dois tipos de xampu.
Existem ainda os condicionadores. Ricos em proteínas, eles têm como função devolver a gordura natural perdida durante a lavagem. Tam
bém devem deixar os cabelos fáceis de pentear e restaurar a uniformidade dos fios agredidos química ou mecanicamente. Dê preferência aos que são feitos com extratos de substâncias naturais, como jojoba, ou enriquecidos com proteínas. Por último, protegem os fios da fricção, diminuindo a eletrostática. Cremes condicionadores ou rinse não fazem os cabelos. Aqueles que caem já estavam soltos e foram apanas liberados dos outros.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Mito sobre o crescimento dos cabelos

Ouvimos também que cabelos compridos são mais fracos e que é importante cortá-los para que cresçam mais. No entanto, cortar não vai fazer outra coisa senão melhor as pontas divididas (duplas ou triplas). Os fios crescem cerca de 1 cm por mês, cortando-os ou não. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificados, como pontas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico.O fio de cabelo cresce através do acúmulo de proteínas e minerais em sua base (bulbo) e elas são diretamente influenciadas pela nutrição e fatores hormonais.O cabelo está em constante renovação, passa por ciclos de crescimento, repouso e queda. Tomar vitaminas estimula o crescimento dos cabelos apenas quando a pessoa apresenta carência, caso contrário, é inútil. É muito importante lembrar que vitaminas em excesso prejudicam a saúde não só do cabelo, mas do organismo como um todo. Os cabelos precisam ser limpos com frequência. A lavagem pode ser feita dependendo da necessidade de cada um, sendo que lavar todos os dias ou duas vezes por semana não provoca queda, contanto que o cabelo limpo.Outro mito é que lavar os cabelos todos os dias faz com que a raiz apodreça. Isso não é verdade. A frequência das lavagens deve ser determinada pelas características do couro cabeludo. Um couro cabeludo que produz mais oleosidade, deve ser lavado mais frequentemente do que um couro cabeludo mais seco. O importante é manter a raiz sempre limpas, livre do acúmulo de suor, sebo e impurezas. A água não entra na raiz dos cabelos, portanto, não pode apodrecê-la. Cabelos bonitos possuem cutícula íntegra e saudável, ou seja, suas escamas se mantêm encaixadas de forma perfeita para envolver a haste capilar, que é a parte visível do fio.Há quatro fatores que são muito impo

rtante para um cabelo saudável: Brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.

sábado, 7 de junho de 2014

Crença sobre os cabelos

Ha quem acredita que cortara os cabelos durante a lua crescente estimula o crescimento, mas não existe nenhuma evidência que compromete isso.
Esta crença teve origem na mitologia dos povos antigos ligados à agricultura, os quais achavam que aquilo que era válido para as plantas servia para os cabelos. Assim, cortar os fios na lua cheia aumentaria o volume, na minguante, teria o efeito oposto,na lua nova seria ótimo para renovar o visual e, na crescente, ideal para o crescimento. O fato é que, até agora, a ciência não achou nenhuma evidência nesta proposta dos cortes baseados em calendários lunares. Ha, sim, provas de que os fios reagem à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno, principalmente nos países localizados mais ao Norte ou Sul da linha de Equador

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Os cabelos.

Os cabelos existem para proteger refiões, como o couro cabeludo, contra a ação do frio, do calor e do excesso da luz solar.Além  disso revelam a saúde do nosso organismo. No caso de doenças, eles podem cair ou afinar e , em relação às tinturas, podem ressecar. No couro cabeludo, existem de 100 mil a 150 mil fios. O cabelo tem um ciclo de vida continuo e passa por fases de crescimento e de repouso. Cada fio vive uma etapa especifica, que se distribui em 85 % no período de crescimento ( anágena) e 15 % no período de repouso ( telógena). Isso significa que temos temos sempre mais cabelo crescendo do que caindo. A duração da fase de crescimento é, em média, de quatro anos. A queda de alguns fios ao lavar  ou pentear é normal perdemos cerca de 100 fios por dia. É preciso, sim, prestar atenção quando houver aumento significado da quantidade de fios que caem.
Algumas pessoas perdem mais cabelos em algumas fases do ano, por questões pessoais, mas descobriu-se recentemente que que a pele dos seres humanos tem receptores de luz e que eles interferem na reprodução celular, portanto, ocorre efetivamente alteração de crescimento dos cabelos relacionada às estações do ano.

terça-feira, 3 de junho de 2014

cabelos

Como assume uma importância muito grande na esfera emocional, é interessante notar que, quando uma pessoa começa a perder cabelos, ela fica desesperada, pois esta é uma parte do corpo da qual se tem bastante controle, isto é, podemos cortar, pintar, fazer penteados, alisar, enrolar etc. Quando não podemos mais controlar, temos a sensação de impotência em relação ao nosso corpo.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

A importância dos Cabelos.

A importância do cabelo para o ser humano tem duas óticas: a primeira, fisiológica, da proteção contra o ambiente, a outra, psicológica ou emocional, sendo esta incomensurável. Há relatos sobre cabelos desde o Antigo Egito, sendo que o tipo de penteado representava a casta social de quem o portava. Há relatos na Blíblia, como o caso sobejamente conhecido de Sansão, que perdeu sua força ter seus cabelos cortados. Nos tempos modernos, os cabelos fazem parte da moldura do rosto, representando também o grupamento social daqueles que os usam de determinada maneira.

domingo, 1 de junho de 2014

Cabelos:

. Lavar os cabelos todos os dias faz com que a sua raiz apodreça?
. Tomar vitaminas ajuda os cabelos a crescer?
.Cortar os cabelos com a lua crescente ajuda-os crescer?

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Começando a Limpeza de Pele.

Assepsia: Limpeza da pele com loção desengordurantes, cuja ação deve variar de acordo com a oleosidade.
Amaciamento: Aplicação de produtos queratolíticos e abrasivos que promovem um afinamento da camada córnea, facilitando a extração de comedões e a vaporização.
Extração: Retirada de comedões, pústulas e miliuns, utilizando técnicas corretas de manipulação.
Massagem: Manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratante e calmantes.
Máscaras: Procedimento de finalização da limpeza de pele. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente, opta-se por máscaras calmantes, à base de azuleno, mentol.
Filtro Solar: Em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior 15 para evitar o escurecimento da pele no local das lesões.
Na limpeza de pele acneica, a técnica, o cuidado e a habilidade da esteticista devem ser redobrados, eo parceria com o dermatologista é de extrema importância para o êxito do tratamento.
Por se tratar de doença, deve-se orientar o cliente a procurar um tratamento médico. Com um cliente medicado e com a infecção já controlada, a esteticista pode agir esvaziando as pústulas e retirando comedões, com o objetivo de prevenir o aparecimento de novas reações inflamatórias e reduzir aquelas já existentes.
Produtos com alto teor queratolítico, à base de ácidos e despig
mentantes ou produtos tópicos com componentes hormonais devem ser receitados somente por médicos, e o paciente deve ser orientado e estimulado a fazer uso deles apenas mediantes prescrição médicas.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Limpeza de Pele.

Esse é um procedimento que merce um capítulo à parte. Trata-se  de tratamento básico e inicial para a evolução de qualquer outro tratamento, como peeling, hidratação e nutrição.
Para efetuar esse procedimento, o profissional deve conhecer a anatomia e fisiologia da pele, fazer uma anamnese detalhada para estabelecer o tipo de e sua adequação aos cosméticos e princípios ativos a serem utilizados.
É de extrema importância dominar a técnica de extração das lesões (( comedões, pústulas e miliuns) e reconhecer o que pode e o deve ser manipulado.
Estabelecer essas condições, pode -se trabalhar a pele do paciente com a segurança e a perícia necessária, acabando com o mito de que a limpeza estraga a pele e provoca cicatriz.
Na limpeza de pele sadia, a esteticista executa o diagnóstico ( anamnese), definindo e classificando a pele, estabelecendo o uso dos cosméticos adequados ao tipo cutâneo do cliente e dando sequência ao tratamento.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Papel da Esteticista.

Quando devo procurar uma esteticista?
Esteticista poem receitar cremes?
Com que frequências devo fazer limpeza de pele?
A parceria médica e esteticista é interessante para esses dois profissionais e propicia mais segurança para o cliente
O aval e o respaldo médico são importantes no trabalho da esteticista, mas o bom senso profissional e ético deve prevalecer para o desempenho de suas funções
A área de atuação da esteticista  é ampla, mas deve ser respeitada o limite entre o ato médico e o ato da esteticista.
Hidratação cosmética: Aplicação de produtos com princípios ativos que tenham capacidade de manter quantidade de água na pele, evitando a evaporação, como ureia. H ainda uma tendência atual de usar componentes biológicos de origem animal ou vegetal, como fios de seda, isoflavonas, entre outros.









sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sol na medida certa.

Evitar o excesso de sol.
preferir o horário até as 10 horas e após as 15 horas.
Usar  sempre filtro solar com fator de proteção 30.
Passar o filtro solar no corpo todo.
Não usar bronzeadores sem filtro solar.
Não usar fórmulas caseiras.

O que é bronzeador sem sol ou autobronzeador?

 O autobronzeador tem na sua composição uma substância chamada di_hido
ixicetona, que promove o tingimento da pele. Esses produtos provocam um bronzeamento sem necessidade do sol, o que é uma grande vantagem. A di-hidroxicetona não é tóxica, não tem potencial alergênico, sendo segura e eficaz para utilização. O produto deve ser espalhado na pele, uma vez ao dia, até promover a coloração desejada. Quando a substância é descontinuada, a pele volta à coloração normal de três a quatro dias.

Bronzeamento artificial faz mal?

O bronzeamento artificial feito em camas ou cabines de bronzeamento faz mal à pele. Geralmente, a luz emitida por esses aparelhos é a ultravioleta, que promove o envelhecimento e aumenta o risco de câncer de pele.

Devo usar todos os dias?

O uso diário do filtro num país tropical é importante para evitar o envelhecimento e o câncer de pele, sendo o melhor tratamento preventivo. Ele deve ser passado nas áreas expostas ao sol, todos os dias, pela manha.

Qual a diferença entre bronzeador e bloqueador solar?

O bronzeador pode não ter filtro solar, mas sim alguma substância que deixa a pele mais sensível ao sol, provocando escurecimento mais rápido. O bo

rnzeador sem filtro deve ser evitado, pois há risco de queimaduras graves com sua utilização. O bloqueador é, em geral, uma associação de filtros químicos e físico que protegem a pele da radiação ultravioleta A e ultravioleta B.