quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Unhas

Há também esmalte à base de formol, que também melhora substancialmente a fragilidade das unhas. Quando necessário, utilizamos suplementação vitamínica, usando aminoácidos, entre eles a cisteína, rica em enxofre, vitaminas do complexo A, B,biotina e ácido pantonênico.
A unha está sujeita a infecção por fungos e bactérias. Pacientes debilitado, atletas que estão constantemente machucando-as durante os exercícios e mulheres que tiram as cutículas ( os conhecidos"Bifes"" )apresentam uma quebra de barreiras natural, permitindo a entrada desses agentes que, posteriormente, vão causar doenças.
As doenças infecciosas mais comuns que acometem as unhas são as micoses, causadas por fungos ou leveduras. As onicomicoses, como são chamadas, podem provocar espessamento e coloração amarelo- castanhada, muitas vezes descolando o leito ungueal. Para o tratamento das onicomicoses, consideram-se o grau de alteração, a idade, doenças concomitantes e medicações em uso. usamos medicações orais e tópicas ( esmaltes ), por período de 3 a 6 meses.
Para tratamento médico, são usados esmalte ou medicação antifúngica via oral por períodos prolongados.
 Outra queixa comum nos consultórios é a presença de  manchas brancas nas unhas, muitas vezes atribuídas à falta de cálcio, o que não e verdade. essas manchas brancas podem ter causas variadas, como doenças renais ou dermatológicas porém as mais comuns são os traumas.  Pequenos traumatismos, muitas vezses desprezados no dia a dia, são os responsáveis por essa ocorrência tão comum.
A cutícula também e frequentemente sede de infecção, levando à paroníquia,  também chamada popularmente de "Unheiro" ou "" Doença das Lavadeiras". Caracteriza-se por um inchaço doloroso e vermelho, eritematoso do tecido perungueal com ausência de cutícula, deixando uma passagem livre para o compartimento abaixo da prega ungueal. Tem como fatores desencadeantes principalmente a umidade e a utilização de produtos químicos. São facilmente tratados mediante uso rigoroso de luvas durante atividades doméstica, garantindo a secagem das mesmas. Recomenda-se o uso de cremes ou soluções tópicas de antibióticos e anitfúngicos. Portanto, manter uma boa saúde das mesmas.
Infelizmente, ainda nos dias de hoje, observamos que o hábito de roer unhas, apesar de causar um constrangimento estético, é visto com certa frequência. Esmaltes e cremes à base de substâncias de gosto desagradável são utilizados para o tratamento, mas ás vezes, somente a terapia ajuda a controlar a ansiedade, melhorando o quadro. Dependendo da intensidade da destruição, deformidades permanentes podem ocorrer.
As unhas encravadas tiram o sono de muitos pacientes. São extremamente dolorosas e podem facilmente estra



gar um dia de trabalho ou uma boa noite de sono. Normalmente, resultam de técnica inadequada para cortar as unhas: o paciente corta excessivamente os cantos das unhas fazendo com que restos da mesma penetrem e machuquem a dobra ungueal, levando, assim, à formação de um tecido de granulação, de superfície sangrante. As gestantes apresentam tendência para unha encravada, precisando  de maior cuidado para o corte das unhas. Existem técnicas especiais com o uso de pequenos próteses de silicone para evitar o encravamento. Em casos graves, a cirurgia para retirada do canto da unha é a melhor solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário