terça-feira, 29 de julho de 2014

Danos Físicos. Calor Excessivo

Uma causa comum da fragilidade dos fios é o uso do secador em alta temperatura. O aquecimento provoca a evaporação da água natural dos fios, enfraquecendo-os. Não se deve usar o secador, especialmente em temperaturas muito elevadas. Lembre-se de que a água entra em ebulição a 100graus, e a maioria dos secadores tem temperaturas muito mais elevadas, fazendo com que a água dentro dos fios entre em ebulição. Isso provoca vazios, deixando os cabelos mais frágeis.
O calor produz uma condição conhecida como cabelo bolha. Isso ocorre quando a água presente nos fios, responsável pelo flexibilidade dos mesmo, aquece e evapora, levando à formação de bolhas da haste e áreas de perda da cutícula. Sinais que indicam a ocorrência desse ipo de dano. Cabelo que cheira queimado, Frizz nas pontas e fios quebradiços.
Mudanças dramáticas de temperatura significam sofrimento ao cabelo, pois o calor pode literalmente " frita" o fio. Imagine um pedaço de bife macio e flexível, mas, quando hiperaquecido, muda de textura e endurece. Do mesmo modo, ocorrem  transformações no cabelo quando este fica muito tempo exposto ao calor, resultando em cabelos quebradiços. Proteger o cabelo do calor excessivo é essencial para mantê-lo saudável. Cabelos danificados pelo não podem ser reparados e a área prejudicada deverá ser cortada.
A " chapinha" é bastante popular entre as mulheres que buscam cabelos lisos. Existe, ainda, o uso de produtos químicos em combinação com aquecimento dos fios para deixá-los retos, conhecido com "escova progressiva". Normalmente realizada em salões de beleza, a "escova progressiva" é feita com o uso de glutaraldeído ou formoldeído, disjuntores potentes que quebram as ligações químicas responsáveis pelas ondulações dos fios, deixando-os lisos. Depois que uma das soluções químicas é aplicada ao cabelo, um condicionador que co

ntém a proteína queratina é aplicado ao cabelo, um condicionador que contém a proteína queratina é aplicado sobre os fios para deixa-los menos quebradiços. Feito esse procedimento, o cabelo deve ser mantido seco e solto por, pelo menos, 48 horas, para que o resultado esperado seja alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário