quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dicas para o uso da "Escova Progressiva"

. Evite esse procedimento se o seu cabelo for muito crespo, já que o mesmo não funcionará para reorganização e alisamento dos fios.
. Para minimizar os donos ao cabelo e a queda, prolongou
o tempo entre os tratamentos ( pelo) menos 6 meses).
. Quando lavar os cabelos, use uma quantidade generosa de condicionador para diminuir a fragilidade dos fios.
. Se o cabelo ficar quebradiços e com Frizz, pare de fazer o procedimento e espere o crescimento de novos fios que substituirão o cabelo danificado

Dicas para previnir os danos pelo calor.

. Permita, sempre que possível, que os cabelos sequem naturalmente.
. Quando utilizar o secador, evite a configuração de maior aquecimento. Inicie com uma temperatura mais baixa e aumente gradativamente.
. Ao alisar o cabelo com a chapinha de cerâmica, coloque uma toalha úmida no dispositivo para proteger o cabelo do calor direto.
. Hidratar o cabelo regularmente ajuda, de alguma forma, a melhorar a aparência dos fios danificados pelo,mas interromper a fonte dos danos é fundamental.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Danos Físicos. Calor Excessivo

Uma causa comum da fragilidade dos fios é o uso do secador em alta temperatura. O aquecimento provoca a evaporação da água natural dos fios, enfraquecendo-os. Não se deve usar o secador, especialmente em temperaturas muito elevadas. Lembre-se de que a água entra em ebulição a 100graus, e a maioria dos secadores tem temperaturas muito mais elevadas, fazendo com que a água dentro dos fios entre em ebulição. Isso provoca vazios, deixando os cabelos mais frágeis.
O calor produz uma condição conhecida como cabelo bolha. Isso ocorre quando a água presente nos fios, responsável pelo flexibilidade dos mesmo, aquece e evapora, levando à formação de bolhas da haste e áreas de perda da cutícula. Sinais que indicam a ocorrência desse ipo de dano. Cabelo que cheira queimado, Frizz nas pontas e fios quebradiços.
Mudanças dramáticas de temperatura significam sofrimento ao cabelo, pois o calor pode literalmente " frita" o fio. Imagine um pedaço de bife macio e flexível, mas, quando hiperaquecido, muda de textura e endurece. Do mesmo modo, ocorrem  transformações no cabelo quando este fica muito tempo exposto ao calor, resultando em cabelos quebradiços. Proteger o cabelo do calor excessivo é essencial para mantê-lo saudável. Cabelos danificados pelo não podem ser reparados e a área prejudicada deverá ser cortada.
A " chapinha" é bastante popular entre as mulheres que buscam cabelos lisos. Existe, ainda, o uso de produtos químicos em combinação com aquecimento dos fios para deixá-los retos, conhecido com "escova progressiva". Normalmente realizada em salões de beleza, a "escova progressiva" é feita com o uso de glutaraldeído ou formoldeído, disjuntores potentes que quebram as ligações químicas responsáveis pelas ondulações dos fios, deixando-os lisos. Depois que uma das soluções químicas é aplicada ao cabelo, um condicionador que co

ntém a proteína queratina é aplicado ao cabelo, um condicionador que contém a proteína queratina é aplicado sobre os fios para deixa-los menos quebradiços. Feito esse procedimento, o cabelo deve ser mantido seco e solto por, pelo menos, 48 horas, para que o resultado esperado seja alcançado.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dicas para combater os danos químicos.

. Use xampus condicionantes e condicionadores regularmente para melhorar a aparência dos cabelos, evitando ressecamento e frizz. Xampus 2 em 1 são uma ótima escolha, pois removem a oleosidade do couro cabeludo, limpam os fios e condicionam ao mesmo tempo.
. Opte por produtos que contenham dimeticone, disponível em xampus, condicionadores, cremes de pentear e sprys. Esse ingredientes diminui a eletricidade estática, aumenta o brilho e facilita o manejo dos fios.
.Tente usar os séruns capilares recentemente introduzidos no mercado (por exemplo, óleo de argan), aplicando algumas gotas nas mãos e deslizando-as nos fios ( não devem ser aplicados diretamente no couro cabeludo).
.Evite tingir os cabelos, opte pela cor natural quando possível.
. Caso sela realmente necessário pintar o cabelo, escolha tonalidades próximas à sua cor natural, usando no máximo três tons de diferença. Escurecer os cabelos ao invés de clareá-los é sempre uma melhor opção.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Tinturas.

Colorir os cabelos é uma das mudanças visuais mais praticadas pela mulheres. Com mais tinturas sofisticadas e de melhor qualidade à mão, praticamente não há risco de ocorrer queda em função desse procedimento. A cor dos cabelos é dada por uma proteína chamada melanina. Ela é o pigmentao que dá cor à pele, cabelo e olhos. Quando se quer mudar a cor dos cabelos, podem-se usar três tipos de técnicas.

1 :  Tinturas temporária : usa-se tonalidade_ um tipo de xampu, indicado  para realçar o tom natural do cabelo e esconder os fios brancos. Consiste em aplicar pigmentos na parte externa dos cabelos. Essa tintura dura em média de 20 lavagens e não possui produtos em sua formulação que abram as escamas do cabelo.

2 : Tintura semipermanente: nesse caso, os pigmentos aderem a pequenas aberturas na junção das células da cutículas. Por ficar aderido, o pigmento não sai tao facilmente. Ocorre o somatório da cor cabelos e do pigmento resultando numa nova cor.

3 : Tintura permanente: em geral, há amônia e água oxigena
da fórmula para que possa alterar a cor original do fio. com tem duração mais longa e é mais agressiva, consiste em um processo químico mais complexo. Deve sempre ser aplicada por um profissional habilitado. Utiliza -se um produto químico que abre a cutícula e, logo,usa-se o peróxido de hidrogênio ( água oxigenada), que descolore o fio. Em seguida aplica-se um novo pigmento, que dará a nova cor aos cabelos.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Alisamento, relaxamento e permanente.

Trata-se de processos químicos semelhantes na sua origem. Todos alteram a forma original das hastes, que é determinada pelas pontes químicas de hidrogênio e enxofre, responsáveis naturais pela distribuição da queratina dentro do cabelo. Ao alterar essa forma para alisar um cabelo encaracolado ou encaracolar um cabelo liso, usa-se um produto que abre a cutícula. Em seguida, é aplicado outro que quebra as pontes de enxofre. Logo após, posiciona-se o cabelo na forma desejada e neutraliza-se a substância para estabilizar os fios, que ficarão lisos ou cacheados até que essas pontes químicas se refaçam.
Uma forma rápida de obter o mesmo resultado é usar produtos que aplicam calor nos fios, como a chapinha larga para alisar e a estreita para enrolar. O aquecimento local quebra as pontas de hidrogênio, que saiu mais fracas, e mantém a modelagem desejada até o cabelo ser lavado novamente.
Nos dois casos, a haste sofre, pois não há como evitar a desidratação dos fios. É por isso que os cabelos modificados quimicamente são mais desidratados e devem ser submetidos a banhos com cremes hidratantes pelo menos uma vez por semana.
Nos últimos anos, surgiram novas formas para alisar o cabelo, como a escova progressiva e sua variantes, a escova francesa, o alisamento japonês, entre outro. Produtos alisantes registrados na Anvisa não oferecem risco à saúde. Ma muitos salões de beleza acrescentam formol a seus preparados, usando concentrações maiores do que 0,5%, proibidas pela agência. O formal é tóxico, pode causar irritação nas mucosas e depentendo da quantidade, acaba sendo absor

vido pelo organismo, acarretando sérios problemas

sábado, 5 de julho de 2014

Processos Químicos

 Embora os mais modernos penteados e cores pareçam maravilhosos, muitas mulheres estão submetendo seus cabelos a produtos químicos, secadores e "chapinhas de forma excessiva, fazendo com que os fios fiquem danificados. Com o tempo, o cabelo brilhantes pode ficar opaco e frágil, necessitando de uma revisão completa de cuidados para melhorar sua saúde e aparência.
Um dos equívocos mais comuns em relação ao cabelos é acreditar que o mesmo "vivo", quando, na verdade, os fios são inanimados, sendo incapazes de curar a si mesmo quando estão danificados, sendo incapazes de curar a si mesmo quando estão danificados, exceto por meio do crescimento de novos fios no couro cabeludo. As mesmas coisa fazem o cabelos parecer lindo, como o uso de tinturas, permanentes  técnicas para alisamento, podem danificar sua estrutura e afetar sua aparência.
Quando o cabelo sofre um dano, a camada lipídica externa protetora da cutícula, responsável por deixar os cabelos brilhantes, é removida. Produtos químicos são um dos maiores vilões para saúde dos fios, pois removem os "hidratantes têm sido desenvolvidos para combater os efeitos dos tratamentos químicos excessivos, sendo a hidratação regular obrigatória aos cabelos danificados.