quinta-feira, 1 de maio de 2014

Derme

A derme é a intermediária da pele e possui várias estruturas funcionais , como:

Folículo pilossebáceo: Responsável pela produção do sebo e da haste do cabelo. O pilo é sempre acoplado à glândula sebácea e , apesar de não ter função orgânica, apenas estética, é muito importante. A glândula sebácea produz sebo, que hidrata e protege a pele.

Glândula sudorípara:  Responsável pela produção de suor, que mantém a temperatura da pele. A glândula sudorípara produz suor e o elimina pelo óstio folicular, que é um orifício na superfície da pele, erroneamente chamado de poro. Existem glândulas que desembocam na superfície cutânea e outras que se acoplam  ao folículo piloso.

Nervos Sensitivos: Responsável pela sensibilidade ao calor, frio, dor e pressão. O tato é importante ainda mais para o toque, aconchego, a proteção e o amor. Muitos estudos mostram a importância  desse contato, principalmente para os recém- nascidos. Os recém- nascidos que não são acarinhados pela mãe apresenta mais tarde graves deficiências no desenvolvimento motor, e no aprendizado e no convívio social.

Vasos Sanguíneos:  Responsável pela irrigação e nutrição cutânea. São importantes para levar os nutrientes à pele.

As Fibras: De colágeno e elastina são responsáveis pela tonicidade e elasticidade da pele. Essas fibras são produzidas em grande quantidade, principalmente nos primeiros anos de vida, mas a velocidade de sua produção diminui com o passar dos anos, e a pele vai ficando mole como um elástico muito usado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário