quinta-feira, 29 de maio de 2014

Começando a Limpeza de Pele.

Assepsia: Limpeza da pele com loção desengordurantes, cuja ação deve variar de acordo com a oleosidade.
Amaciamento: Aplicação de produtos queratolíticos e abrasivos que promovem um afinamento da camada córnea, facilitando a extração de comedões e a vaporização.
Extração: Retirada de comedões, pústulas e miliuns, utilizando técnicas corretas de manipulação.
Massagem: Manobras suaves e metódicas com finalidade terapêutica ou estética, que auxiliam na aplicação de substâncias hidratante e calmantes.
Máscaras: Procedimento de finalização da limpeza de pele. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente, opta-se por máscaras calmantes, à base de azuleno, mentol.
Filtro Solar: Em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior 15 para evitar o escurecimento da pele no local das lesões.
Na limpeza de pele acneica, a técnica, o cuidado e a habilidade da esteticista devem ser redobrados, eo parceria com o dermatologista é de extrema importância para o êxito do tratamento.
Por se tratar de doença, deve-se orientar o cliente a procurar um tratamento médico. Com um cliente medicado e com a infecção já controlada, a esteticista pode agir esvaziando as pústulas e retirando comedões, com o objetivo de prevenir o aparecimento de novas reações inflamatórias e reduzir aquelas já existentes.
Produtos com alto teor queratolítico, à base de ácidos e despig
mentantes ou produtos tópicos com componentes hormonais devem ser receitados somente por médicos, e o paciente deve ser orientado e estimulado a fazer uso deles apenas mediantes prescrição médicas.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Limpeza de Pele.

Esse é um procedimento que merce um capítulo à parte. Trata-se  de tratamento básico e inicial para a evolução de qualquer outro tratamento, como peeling, hidratação e nutrição.
Para efetuar esse procedimento, o profissional deve conhecer a anatomia e fisiologia da pele, fazer uma anamnese detalhada para estabelecer o tipo de e sua adequação aos cosméticos e princípios ativos a serem utilizados.
É de extrema importância dominar a técnica de extração das lesões (( comedões, pústulas e miliuns) e reconhecer o que pode e o deve ser manipulado.
Estabelecer essas condições, pode -se trabalhar a pele do paciente com a segurança e a perícia necessária, acabando com o mito de que a limpeza estraga a pele e provoca cicatriz.
Na limpeza de pele sadia, a esteticista executa o diagnóstico ( anamnese), definindo e classificando a pele, estabelecendo o uso dos cosméticos adequados ao tipo cutâneo do cliente e dando sequência ao tratamento.


segunda-feira, 19 de maio de 2014

O Papel da Esteticista.

Quando devo procurar uma esteticista?
Esteticista poem receitar cremes?
Com que frequências devo fazer limpeza de pele?
A parceria médica e esteticista é interessante para esses dois profissionais e propicia mais segurança para o cliente
O aval e o respaldo médico são importantes no trabalho da esteticista, mas o bom senso profissional e ético deve prevalecer para o desempenho de suas funções
A área de atuação da esteticista  é ampla, mas deve ser respeitada o limite entre o ato médico e o ato da esteticista.
Hidratação cosmética: Aplicação de produtos com princípios ativos que tenham capacidade de manter quantidade de água na pele, evitando a evaporação, como ureia. H ainda uma tendência atual de usar componentes biológicos de origem animal ou vegetal, como fios de seda, isoflavonas, entre outros.









sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sol na medida certa.

Evitar o excesso de sol.
preferir o horário até as 10 horas e após as 15 horas.
Usar  sempre filtro solar com fator de proteção 30.
Passar o filtro solar no corpo todo.
Não usar bronzeadores sem filtro solar.
Não usar fórmulas caseiras.

O que é bronzeador sem sol ou autobronzeador?

 O autobronzeador tem na sua composição uma substância chamada di_hido
ixicetona, que promove o tingimento da pele. Esses produtos provocam um bronzeamento sem necessidade do sol, o que é uma grande vantagem. A di-hidroxicetona não é tóxica, não tem potencial alergênico, sendo segura e eficaz para utilização. O produto deve ser espalhado na pele, uma vez ao dia, até promover a coloração desejada. Quando a substância é descontinuada, a pele volta à coloração normal de três a quatro dias.

Bronzeamento artificial faz mal?

O bronzeamento artificial feito em camas ou cabines de bronzeamento faz mal à pele. Geralmente, a luz emitida por esses aparelhos é a ultravioleta, que promove o envelhecimento e aumenta o risco de câncer de pele.

Devo usar todos os dias?

O uso diário do filtro num país tropical é importante para evitar o envelhecimento e o câncer de pele, sendo o melhor tratamento preventivo. Ele deve ser passado nas áreas expostas ao sol, todos os dias, pela manha.

Qual a diferença entre bronzeador e bloqueador solar?

O bronzeador pode não ter filtro solar, mas sim alguma substância que deixa a pele mais sensível ao sol, provocando escurecimento mais rápido. O bo

rnzeador sem filtro deve ser evitado, pois há risco de queimaduras graves com sua utilização. O bloqueador é, em geral, uma associação de filtros químicos e físico que protegem a pele da radiação ultravioleta A e ultravioleta B.

Quem deve usar filtro solar?

Todas as pessoas devem usá-los, independentemente da cor da pele e da idade, até mesmo crianças e idosos. No entanto, o uso de filtro solares e apenas um aspecto da fotoproteção. Compreender que a exposição solar em excesso é prejudicial e adotar um comportamento adequado neste sentido é fundamental para quem quer manter uma boa vitalização da pele.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Como usar o filtro solar?

O filtro solara precisa ser passado em quantidade suficiente para uma camada espessa e protetora. Ele deve ser espalhado em toda área exposta ao sol; inclusive orelhas, pés e mãos, 15 a 30 minutos antes de exposição solar. Para manter sua eficácia, deverá ser repassado frequentemente, principalmente, apos muita transpiração ou natação
As pessoas que se expõem de forma intensa por pra
taicar esportes ao ar livre devem usar protetores resistentes â água, mas principalmente roupas adequada para proteger a pele dos danos provocados pelo sol.

Como escolher o fator de proteção?

 O filtro solar protege a pele em relação tanto aos danos agudos, com a queimadura, quando aos crônicos, com envelhecimento e câncer de pele. Imaginamos que uma pessoa vá á praia sem filtro solar e fique vermelha após 10 minutos. O fa
tor de proteção solar 15 significa que, após passá-lo, essa mesma pessoa levará um tempo de 15 vezes maior antes de ficar vermelha, isto é, 150 minutos ( cerca de duas horas). Hoje em dia é importante observar na embalagem se o filtro também protege em relação á  UVA ( ultravioleta A). O fator de proteção solar para usar na paria deve ser pelo menos 30, mesmo em pessoa morenas.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

O que é o filtro solar

Filtro solar é um produto cuja formulação tem ingredientes capazes de proteger a pele dos raios ultravioleta  do sol. Existem dois tipos de filtro solares: o filtro químico e o filtro físico. O primeiro interage quimicamente com a radiação ultravioleta transformando-se em calor. O segundo protege por meio de uma barreira, promovendo a reflexão dos raios ultravioletas. Os
filtros também podem ter outros princípios ativos como: hidratante, vitamina antioxidantes e clareadores. O filtro também pode ter vários veículos diferentes, como creme, géis, loções ou seruns, que são indicados conforme o tipo de pele.

terça-feira, 13 de maio de 2014

O sol não é necessário à saúde?

o sol promove bem -estar e também é responsável pela ativação da vitamina D na pele. Essa vitamina é importante para diversas funções do organismo e principalmente para manter a boa saúde dos ossos. Sabemos hoje em dia que não são necessários grandes períodos de exposição solar para ativação da vitamina D, principalmente em países tropicais como Brasil. Ao mesmo tempo, são mais que conhecidos os riscos à saúde que a exposição solar em excesso nos traz.

O sol não é necessário à saúde?

 A luz emitida por ele, principalmente aquela chamada de UVB ( ultravioleta B), chega à pele e agride várias estruturas com DNA ( proteína do núcleo celular), melanócitos ( células que fazem a melanina), vasos (que promovem a irrigação da pele), fibras de colágeno e elastina( responsáveis pela firmeza da pele). entre outras. Essa agressão é neutralizada, em partes, pelas defesas naturais da pessoa, mas vai se acumulando até que, com idades mais avançada ( por volta dos 40 anos), começam a aparecer as consequências dessa agre

ssão: aspereza, manchas, rugas e os vários tipos de câncer de pele.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Porque o sol pode fazer mal à pele

A luz emitida por ele, principalmente aquela chamada  UVB (ultravioleta B), chega à pele e agride vários estruturas como: DNA ( proteína do núcleo celular), melanócitos ( células que fazem a melanina), vasos ( que promovem) a irrigação da pele). fibras de colágenos e elastina (responsáveis pela firmeza da pele), entre outras. Essa agressão é neutralizada, em parte, pela defesas naturais da pessoa, mas vai se acumulando até que, com idades mais avançadas( por volta dos
40 anos), começam a aparecer as consequências dessas agressão: asperezas. manchas, rugas e os vários tipos de câncer de pele.

Proteção em Relação Ao Sol

O sol agride a pele mais do que é possível visualizar. Sorrateiramente, ele vai deixando as células com pequenos defeitos que, se persistirem, poderão se transformar, mais tarde, em manchas e câncer de pele. è muito importante para a saúde da pele usar protetor solar

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Nutrição

Esse termo é inadequado, pois a nutrição é feita de dentro para fora, por meio da rede vascular cutânea. A dieta e o estado geral da pessoa determinam o nível de oxigenação da pele. Os cremes mantêm a hidratação e podem ter algumas ações para reverter o fotoenvelhecimento.
Quando o termo "Nutrição" é utilizado, trata-se de um produto com poderes hidratantes e ativos que melhoram os sinais do envelhecimento. Esses produtos são recomendados principalmente para uso no rosto, de preferência à noite, podendo ser alternados com uso de ácido mais potentes. Antes do creme utilizado à noite a pele deve estar limpa e sem resíduos.
Os produtos para limpeza, hidratação e nutrição devem ser espalhados no rosto, deixando uma camada fina não é essencial, porém, se for para escolher um, o melhor movimento é de baixo para cima.

domingo, 4 de maio de 2014

Hidratação

Hidratação: A falta de água (ressecamento) e a diminuição  da elasticidade da cútis ocorrem quando a perda de água do extrato córneo é maior que a sua reposição.
Como já citado anteriormente , a pele possui em sua superfície de mistura de sebo e suor
chamada película ou manto hidrolipídico , que tem como função manter o teor adequado de água . esse manto defende a pele de agressões externas e de infecção por micro-organismo, como fungos e bactérias.

Limpeza de Pele

Limpeza.

Para manter a pele com aparência saudável, é necessário a limpeza diária, que tem como finalidade remover as células mortas, maquiagens, gorduras e impurezas.
Usar apenas água é ineficaz a limpeza da pele, é necessário desengordurá-la com um sabonete. No entanto, sabonete tendem a deixar a pele áspera e seca, sendo preferível sabonetes líquidos e cremosos, elaborados com substância de baixa irritação cutânea.
A pele elimina permanentemente sebo e gordura, além do suor, formando uma película hidrolipídica. Esta emulsão é fundamental para a lubrificação, coesão e proteção da do que é necessário, a pele se torna oleosa ou seborreica. As pessoas com esse tipo de pele devem usar produtos capazes de proteger e, ao mesmo tempo regularizar a produção  sebácea. Podem ser utilizados leites ou loções de limpezas sem óleos, géis ou soluções hidroalcoólicas para a higiene diária, devendo ser evitados produtos com excesso de álcool, que acabam aumentando a oleosidade da pele ( efeito rebote).
Pessoas com a pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpezas, produtos estes que ajudam a manter a aparência saudável da pele se ressecar-la.
A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e á noite. A limpeza é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.

Pele Sensivel

Pele Sensivel

Pele Sensível. É fina, seca, avermelhada e sensível. Apresenta em geral vasos dilatados na superfície , que são chamados de telangectasias. A pele sensível reage mais aos cosméticos da pele,

Pele Mista

Pele Mista

Pele Mista. É um tipo de pele muito comum. Sua zona central tem característica de pele oleosa e as partes laterais, de pele seca. É famosa zona T.

Pele Seca

Pele Seca.  Apresenta pouca produção sebácea, é opaca, sem brilho e desidratada. A falta de água da pele seca se intensifi
ca pela falta de óleo que tem a propriedade de evitar a sua evaporação. Sua espessura é bem fina, os poros diminuídos, o aspecto descamativo. Sendo pouco elástica, a pele seca mostra finas rugas e tendência ao envelhecimento precoce.

Pele Oleosa

Pele Oleosa.

Com espessura aumentada, engrossada e com acentuação dos sulcos de expressão , a pele oleosa se caracteriza pela produção excessiva de óleo. que lhe confere maior brilho e provoca a abertura dos poros, principal
mente na zona central ( testa, raiz e queijo)  Em geral, ela é bem resistente, tolerando melhor  as agressões e envelhecimento mais lentamente. Em alguns casos, é desidratada ( pouca água), repuxando com facilidade. São mais suscetíveis à seborreia.

Pele Normal

Pele Normal- Considerada a pele ideal,apresenta espessura mediana, secreção equilibrada, cor tendendo para o róseo, tônus e elasticidade uniformes, superfície lisa  aveludada, brilho normal e poros não perceptíveis.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Hipodreme

Localizada logo abaixo da derme, a hipoderme é a camada mais profunda da pele. É formada de milhões de células gorduras  agrupadas umas às outras e irrigadas por vasos sanguíneos mais calibrosos. A hipoderme ajuda a manter a temperatura do corpo, sendo também uma reserva energética. Quando estamos mais magros, por exemplo, sentimos mais frio e , se ficamos doentes, não temos de onde retirar a energia. A hipoderme também delineia o corpo, sendo responsável pelas formas curvilíneas, mais evidentes nas mulheres.

Derme

A derme é a intermediária da pele e possui várias estruturas funcionais , como:

Folículo pilossebáceo: Responsável pela produção do sebo e da haste do cabelo. O pilo é sempre acoplado à glândula sebácea e , apesar de não ter função orgânica, apenas estética, é muito importante. A glândula sebácea produz sebo, que hidrata e protege a pele.

Glândula sudorípara:  Responsável pela produção de suor, que mantém a temperatura da pele. A glândula sudorípara produz suor e o elimina pelo óstio folicular, que é um orifício na superfície da pele, erroneamente chamado de poro. Existem glândulas que desembocam na superfície cutânea e outras que se acoplam  ao folículo piloso.

Nervos Sensitivos: Responsável pela sensibilidade ao calor, frio, dor e pressão. O tato é importante ainda mais para o toque, aconchego, a proteção e o amor. Muitos estudos mostram a importância  desse contato, principalmente para os recém- nascidos. Os recém- nascidos que não são acarinhados pela mãe apresenta mais tarde graves deficiências no desenvolvimento motor, e no aprendizado e no convívio social.

Vasos Sanguíneos:  Responsável pela irrigação e nutrição cutânea. São importantes para levar os nutrientes à pele.

As Fibras: De colágeno e elastina são responsáveis pela tonicidade e elasticidade da pele. Essas fibras são produzidas em grande quantidade, principalmente nos primeiros anos de vida, mas a velocidade de sua produção diminui com o passar dos anos, e a pele vai ficando mole como um elástico muito usado.